Em busca da meta




segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Evite o efeito sanfona

Um estudo realizado nos Estados Unidos demonstrou que a perda de 10% ou mais do peso corporal provoca uma mudança importante no organismo. Quando se emagrece, ocorre uma queda nos níveis de leptina no sangue, o que prejudica a produção de enzimas e hormônios. Essa baixa interfere em diversas reações comandadas pelo sistema nervoso central, acarretando uma espécie de desequilíbrio no organismo. Com a interpretação de que algo errado está acontecendo, automaticamente, o corpo diminui até 30% do seu gasto calórico, como forma de autoproteção. Essa pesquisa mostra que, depois da redução do peso, a pessoa fica com o metabolismo mais lento, o que dificulta manter o valor atingido. Esse e outros estudos avaliam os motivos pelos quais é tão complicado não engordar novamente quando o regime acaba. Enquanto os norte-americanos que realizaram esta pesquisa não desenvolvem um tratamento que possa controlar esse desequilíbrio, é preciso tomar alguns outros cuidados para evitar o efeito sanfona.

A nutricionista Daniela Silveira dá algumas dicas para você conseguir manter o peso de forma prática e saudável:

1- Saiba distinguir sua massa corporal

“Quando se perde muito peso, além da gordura, perde-se também massa muscular”, afirma Daniela. Por esse motivo, é importante saber o que é massa gorda e o que é massa magra na constituição corporal, para não ter a falsa ilusão de estar mais gordo ou mais magro.


2- Controle a porcentagem do seu peso

Com as particularidades de cada caso, em geral, é indicado que a pessoa não perca mais de 10% do seu peso ao mês, para que o regime não seja descontrolado.


3- Não faça dietas milagrosas

Evite fazer regimes muito restritos ou monótonos. Segundo a nutricionista, depois que o peso ideal é atingido, geralmente a pessoa volta a comer, sem controle, tudo o que não comeu durante a dieta.

4- Encare a dieta como reeducação
alimentar


É essencial transformar o regime em uma reeducação alimentar integrada com atividade física. Assim, quando ele acabar, a pessoa terá aprendido
a comer, sem pular refeições e a
inda terá prazer em praticar exercícios.


5- Não tome remédios sem recomendação

Só tome remédio se for indicado por um profissional. “O medicamento serve para diminuir a fome do paciente e, se ele não faz a dieta conforme orientação, quando pára de tomar o remédio volta a ter fome normal e engorda tudo de novo” finaliza a nutricionista. Vale lembrar que antes de resolver fazer dieta, é importante ter o acompanhamento de um profissional.

Por: Karina Alfano

4 Comments:

  • No finall desse ano estaremos com os corpos dignos de revista..> Ce vai ver...

    BEjos!!!!

    By Anonymous Anônimo, at 6/2/06 21:04  

  • Oi Sú !!!

    Está ficando bem legal o blog, mais um instrumento na nossa batalha comtra esses quilos que não nos pertencem !!!

    Eu também criei um, mas não específico sobre dietas. Tem só um post e tá todo errado ainda, rsrsrs...

    Bjoooo

    By Blogger Cla Bones, at 7/2/06 09:01  

  • Su...parabens, o blog esta bem legal e super organizado, com altas dicas...Vai dar pra ter uma boa ideia de cardapio...esse artigo tbem e super om, afirma o q ja estamos nos concientizando ha algum tempo, a reeducao e a melhor opcao...E olha, parabens de novo foram 20 quilos exterminados com forca de vontade, sem remedio, so por vc...parabens e tenho certeza q ate maio vc vai estar como quer sim...bjos...

    By Anonymous Anônimo, at 7/2/06 13:35  

  • Oi garota, legal a reportagem...sobre sua pergunta naum acredito q a prolactina esteja relacionada com excesso de peso naum...meu primeiro exame ela deu 129 acredita? Depois refiz (1 mes e meio depois) e ela deu 159 o.O
    Agora a mulher mandou eu refazer e deu 35 =O
    Bem, te confesso q naum entendi mto naum, to com consulta marcada p/ segunda que vem...agora ela esta bem relacionada com stress...vamos ver o q a medica vai falar a respeito =)
    Beijokas e se cuida

    By Anonymous Anônimo, at 8/2/06 08:03  

Postar um comentário

<< Home