Em busca da meta




quarta-feira, fevereiro 08, 2006

A hidroginástica e seus benefícios

Olá, vocês! Resolvi padronizar as atualizações do blog e, assim, fiz um planejamento para elas. Vocês podem ver quais dias eu vou atualizar e ter uma idéia do que eu vou escrever no menu ao lado.

Bem, assim como toda quarta, hoje é dia de falar sobre atividade física. Para começar, escolhi a hidroginástica, pois é uma das atividades físicas que eu pratico e é a que eu mais gosto.

A atividade

Hidroginástica para todas as idadesA hidroginástica é realizada dentro de piscinas de profundidades variadas, com predomínio de trabalho aeróbico e elevado consumo calórico. É muito vantajosa para o obeso, já que as articulações são poupadas da sobrecarga do peso corporal excessivo. Vem se tornando uma alternativa cada vez mais popular para a promoção da boa forma e saúde. Dentre as vantagens da hidroginástica, destaca-se a quase ausência de impacto, o que a torna adequada para uma quantidade maior de pessoas.

Outros benefícios da hidroginástica incluem melhora da força e tonificação dos músculos, aumento da flexibilidade e promoção do sistema cardiorespiratório. Isso sem contar o prazer de realizar uma atividade na água, principalmente em dias quentes, o que contribui para combater o estresse emocional.

Hidroginástica também é uma boa opção para a manutenção do condicioname
nto físico em atletas impossibilitados de realizar seu treinamento normal em virtude de lesão.

Quem deve fazer

Hidroginástica para qualquer condicionamento físico- A hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico, como obesidade, idosos e gestantes. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis de preparo físico podem praticá-la.

- Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece toda a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular.

- Indicado também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previne dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e sua posterior recuperação.


Vantagens

- Melhora dos níveis de força e desenvolvimento dos principais grupos musculares.
- Aumento da circulação sangüínea e da resistência do sistema cárdio-respiratório.
- Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e bumbum.
- Quem faz hidroginástica melhora a flexibilidade das articulações.

Gasto calórico:

O gasto calórico para 1 hora de hidroginástica para uma pessoa de 70kg é de 450 a 600 calorias, a depender da intensidade dos exercícios.

Adicionando pesos à hidroginásticaDeep Hidro: Hidroginástica em profundidadePor experiência própria, posso dizer que é uma maneira relaxante de fazer exercícios. Pra quem acha que fazer atividade na água é moleza, experimente adicionar pesos ao trabalho executado sobre a resistência da água! (risos)

E mais: experimente passar 60 minutos numa aula de deep hidro (em profundidade): ou você se mexe o tempo todo, ou afunda! Tudo de bom, você se exercita e desestressa. Recomendo!

20 Comments:

  • Oi Sú, esse blog tá profi, diferente de meu, sniiiffff !!!

    Bjo querida

    By Blogger Cla Bones, at 9/2/06 16:36  

  • Oi, garota!
    Brigada pela visita e pelo link, só não posso retribuir ainda pq não aprendi a linkar..heheh mas já resolvo isso hoje...
    Então tá, vamos juntas!
    Beijo

    By Anonymous Anônimo, at 10/2/06 07:42  

  • onde vc faz a hidro em aracaju?

    By Anonymous Anônimo, at 25/10/07 11:09  

  • faz bastante tempo que ninguem posta neste site... mais eu gostaria de saber qual seria o gasto em calorias pra mim que peso 60kg??

    By Anonymous Anônimo, at 10/9/08 22:51  

  • Olá, fazer hidroginastica enregesse o musculo quanto em uma aeróbica? Obrigada

    By Anonymous Anônimo, at 11/11/08 15:14  

  • Oi colega!
    Estou na mesma caminhada que vc e procurando artigo sobre hidro achei seu blog!
    Adorei...+ inspiração, + exemplos pra gente seguir em frente!
    Comecei faz pouco tempo...
    Agora vou te acompanhar!
    beijos*

    By Blogger Loira..., at 14/1/09 13:53  

  • Eu tenho problema no nervo ciático..será que hidro resolva meu problema?luciane

    By Anonymous Anônimo, at 9/9/09 10:21  

  • Oi, comecei a fazer hidro hoje! tenho 31 anos, 1,66m e peso 65 kg. Com a hidro eu pederei peso?( claro que junta a uma dieta balanceada) começarei hoje minha dieta e pretendo perder pelo menos 5kg até dezembro ( SERÁ Q CONSIGO - rsrsrsrrsr)tive três filhos e com isso o "corpinho" mudou!!!mais uma pergunta, ela mexe com a famosa barriguimha também??? e com as pernas?? mil bjks, adorei este blog. vamos manter contato ok!!!

    By Anonymous Luciane - Londrina Paraná, at 13/10/09 17:23  

  • Oi Suzana,
    Adorei a sua abordagem sobre o tema. Nos últimos 10 anos ganhei 20 quilos e está sendo muito difícil para perder ou pelo menos não aumentar. Já tentei remédios, academias, ioga, caminhadas e dietas, mas agora finalmente me encontrei na hidroginastica. Estou fazendo há apenas um mês, mas estou adorando. Além de não sefrer o inpacto como vc relatou, tem o caso de não sentimos o suor incomodando, que eu acho muito ruim nas outras atividades... e sem dizer que água é tudo de bom. grande beijo. Adriana

    By Blogger Unknown, at 4/11/09 17:58  

  • oi Suzana tudo bem?
    eu ñ te conheço mais seu blog sobre hidroginastica ta show!
    me ajudou muito no trabalho da escola!

    PARABÉNS!!!!!!!!!
    DAYANE COLARES-PA

    By Blogger Unknown, at 17/11/09 08:56  

  • tenho derrame de liquido e cisto de baker,quais os exercicios especificos para meu caso.

    By Anonymous Anônimo, at 24/3/10 09:11  

  • Oi Suzana, eu estava pesquisando sobre Hidroginástica e encontrei seu blog. Sou obesa e tenho a meta de deixar de ser.....Entrarei sempre...Sucesso

    By Anonymous MARLENE, at 21/4/10 23:16  

  • Adorei seus comentarios, sao realmente de quem conhece ou pratica essa modalidade, eu bem assim indo no mesmo caminho seu. me identifiquei com sua historia. Estou em busca dos meus obijetivos saude fisica emocional, psicologia,pq graças a Deus eu ja tenho a Espiritual e quero manter todo esse equilibrio. fora estresse. bjus.

    By Anonymous salete ferrari, at 27/1/11 09:54  

  • Oi.. adorei teus comentários,entrei aqui prá ver os benefícios da hidroginástica. Meu médico mandou eu caminhar.. mas estou sempre deixando para amanhã.Agora não dá mais. Cheguei aos 86 kg rapidinho. Amanhã mesmo começarei a hidro, pertinho de casa! Abração

    By Anonymous vera, at 21/3/11 20:44  

  • Olá estou muito triste porque acabei de descobrir uma hérnia de disco. Está sendo terrível pois adoro fazer musculação pesada e em função da hérnia fui proibida pelo médico.Gostaria de saber se ficarei tonificada e definida da mesma forma fazendo hidroginática?
    Me chamo Yara tenho 29 anos, 55 kilos em 1,62 de altura com 88cm de busto, 70 cm de cintura, 98 de quadril.Por favor se puder me ajudar...

    Bjos e obrigada !!!

    By Anonymous Yara, at 4/5/11 21:22  

  • Olá. Gostei e me identifiquei muito com essa materia sobre hidroginastica, estava a procura de algo sobre o assunto e acabei te achando.
    Parabéns!!

    By Blogger Chaiene de Moura., at 27/6/11 12:40  

  • Faço Hidro na academia Gustavo Borges Morumbi SP e recomendo. Sensacional. Abs

    By Anonymous Anônimo, at 30/7/11 22:01  

  • A Hidroginástica apresenta muitos benefícios. Outra coisa também é a hidromassagem, que você pode fazer sem sair de casa e desfrutar de todo conforto que uma ótima banheira oferece.

    By Anonymous Banheira de Hidromassagem, at 13/6/12 10:00  

  • amei a matéria simone maringa pr

    By Anonymous Anônimo, at 12/10/12 14:41  

  • tenho 65 anos e tenho artrose o medico me recomendou fazer hidroginastica eu moro em são bernardo do campo obrigada maria ivanilda barbosa.

    By Anonymous Anônimo, at 11/8/14 18:14  

Postar um comentário

<< Home